Título da obra: “Primeiro entre iguais”

Autor: Jeffrey Archer

Editora: Publicações Europa-América

Primeira data de publicação: 1984

Classificação: 8 (em 10)

 

Quem ganhará a corrida?

 

O romance Primeiro entre iguais, escrito por Jeffrey Archer, foi publicado pela primeira vez em 1986. Este livro retrata a história de uma disputa acirrada pelo cargo mais importante da Grã-Bretanha: o posto de primeiro-ministro.

Movidos pela ambição, Raymond Gould, Simon Kerslake, Andrew Fraser e Charles Seymour protagonizam, ao longo de trinta anos, uma ferrenha “caça ao poder”, na qual não faltam manobras pouco éticas que visam derrubar os adversários.

Na minha opinião, este livro capta a atenção do leitor não só pela história emocionante de cada um dos protagonistas, mas também pelo detalhe que o autor dá a cada acontecimento de como as personagens se vão cruzando, com o desenrolar da ação, colocando na cabeça do leitor uma certa curiosidade para saber quem será o primeiro a chegar ao posto de primeiro-ministro.

A personagem que mais me chamou à atenção ao longo do texto foi Raymond Gould, rapaz que frequentou o liceu de Leeds e nasceu num quarto por cima de um talho e que está irremediavelmente preso a uma mulher provinciana. De entre os de mais, este foi o que teve vida mais complicada começando pela condição financeira dos seus pais, seguindo-se da morte da sua avó e também da história que o fez ficar agarrado a uma mulher por tê-la engravidado fora do casamento, vendo-se assim obrigado, pelos seus pais, a casar com ela, mesmo tendo uma “paixoneta” por outra rapariga.

Para concluir, penso que esta obra é bastante interessante e de fácil leitura. Jeffrey Archer, tendo sido também ele político, através desta sua história acaba por expor o facto de que a vida de um político nem sempre é fácil. Recomendo a leitura deste livro a jovens e adultos.

 

José Lima

11CTA

Janeiro 2020

Sob orientação da professora Fernanda Pereira