Cinema em Torres Novas
Quando pesquisamos no Google por “cinema em Torres Novas”, surgem 9.910.000 resultados em 0,43 segundos. Desses, os primeiros nove são a programação da Castello Lopes no Torreshopping. Já o décimo lugar da pesquisa cabe à página do Facebook do Cineclube de Torres Novas.
Se por um lado percebemos que ver cinema significa ir a uma sala exclusivamente virada para o lucro, o que por si só condiciona imenso a escolha dos filmes disponíveis, por outro, percebemos que cabe ao Cineclube de Torres Novas alterar de novo este paradigma, tal como já o fez no passado, ao longo dos seus 59 anos de existência.
O cinema alternativo é, por definição, um cinema livre dos ditames dos grandes estúdios e produtoras cinematográficas. Não está por isso associado a obrigações de bilheteira e à escolha forçosa dos filmes da moda. Acima de tudo permite uma escolha que possibilite a visualização de um cinema de autor, de cariz mais conceptual e absolutamente essencial para o desenvolvimento e evolução da sétima arte, mesmo a de cariz mais comercial.
Num tempo de massificação da informação e de extrema relevância da vertente financeira de qualquer tipo de actividade, mesmo as actividades culturais, é ao cinema de autor que cabe manter a integridade da arte, respirando e transpirando ideias, conceitos e intervenientes novos, numa atividade que ainda mantém altos níveis de aceitação.
As necessidades de bilheteira prendem-se aliás, mais com as condições socioeconómicas dos meios onde as salas estão inseridas do que com o gosto do público pelo cinema. O acesso aos filmes online, por streaming, downloads não autorizados ou outras formas de pirataria, desafiam actualmente o universo da sétima arte a encontrar novas formas de captar e de fidelizar públicos.
Porque o cinema é essencial numa sociedade que se quer culta, informada e livre.
Foi neste sentido que o CCTN apresentou ao Município de Torres Novas uma proposta para que fossem retomadas no nosso Concelho sessões de cinema alternativo, de uma forma regular, em sala própria e digna para o efeito, com valores de acesso verdadeiramente simbólicos, destinados apenas ao apoio à actividade associativa do Cineclube.
Assim, durante o ano de 2019 e já com início na próxima sexta-feira, dia 8 de fevereiro, o Cineclube de Torres Novas irá apresentar quinzenalmente às sextas-feiras pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Gustavo Pinto Lopes sessões de cinema alternativo, já com programação confirmada até junho de 2019.
Finalmente o bom cinema está de volta a Torres Novas.
CONSULTE AQUI O Programa Cineclube