No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento os alunos elaboraram textos de opinião, em articulação com a disciplina de Português, focando-se no domínio dos Media. Deste modo, foi escolhido o texto de opinião da aluna Inês Bento, do 7.º A, sobre o “Papel dos Influencers, que apresentamos neste artigo.
O papel dos influencers será bom ou mau?
Os influencers são, geralmente, pessoas que influenciam os seus seguidores de alguma forma, ou pela sua opinião, ou pelos seus gastos, ou escolhas...
Esta influência pode ser uma coisa boa, porque mostra uma possibilidade de vida diferente da nossa, como por exemplo, hábitos alimentares, costumes culturais diferentes ou até como fazer compras, talvez, mais acertadas. Mas, por outro lado, esta pode ser demasiado influente na nossa vida, ao ponto de não termos a nossa própria opinião ou escolha.
Existe ainda outro ponto importante, que é o facto de nunca sabermos o que é verdade ou mentira, mesmo que o influencer pareça genuíno, isto pode ser apenas publicidade ou uma opinião mais comum, para ganhar mais pessoas que o “sigam”.
Com isto, concluo que, mesmo não sabendo o que é verdade ou mentira, o papel dos influencers tem, tal como tudo, pontos fortes e pontos fracos.