O lutador de sumo que não conseguia engordar 

 

O lutador de sumo que não conseguia engordar é um romance escrito por Eric-Emmanuel Schmitt, em junho de 2018, faz parte da coleção “Marcador Literatura”.

Eric-Emmanuel Schmitt é um dos mais prolíficos e premiados romancistas do nosso tempo. Nasceu a 28 de março de 1960 em França, mas tem nacionalidade Belga desde 2008.

Esta obra fala-nos da vida de Jun, um rapaz que vivia nas ruas de Tóquio e que desprezava a sua família. Jun ao encontrar-se com um “velho” que afirmava ver “um gordo” nele, apesar da sua frágil estrutura física, fica furioso, deixando no final de vários dias de conversar com esse “velho”.  Porém, Jun descobre que este é um mestre de sumo e acaba por ir com ele para o seu dojo.

Ao longo do livro, podemos assistir a uma grande evolução física e espiritual que permite à personagem crescer enquanto pessoa, chegando a respostas que nem mesmo esta procurava ou julgava não procurar!

A meu ver, é uma história muito criativa e de fácil compreensão, mas cheia de sabedoria e lições de vida, o que faz dela uma obra muito surpreendente, revelando-se de fácil leitura. Por isso, dou-lhe 4,5 estrelas em 5 estrelas.

 

João Estêvão Sousa

11CTA,

Março, 2020

Sob orientação da professora Fernanda Pereira