«Produção de texto orientada pela professora Fernanda Pereira. O mote para a escrita de um texto de opinião consistiu na seleção de 3 a 5 palavras que cada aluno relacionasse com vivências no confinamento. O texto que se segue foi produzido pela aluna Inês Ribeiro, do 12 LHA.

 

 

 

Um novo amanhecer

 

Numa altura em que enfrentamos uma pandemia a nível mundial provocada pelo mais recente coronavírus, um período de confinamento trouxe consigo medos e inseguranças, visto que nenhum de nós se encontrava preparado.

Refletir foi uma das muitas coisas que o estado de emergência me possibilitou. A nossa geração, a do milénio, teve o privilégio de não conhecer o nível de destruição e de perda de vidas humanas que a guerra causou, tenho dito até que somos uns sortudos. Pudemos recatar-nos desta calamidade mundial no conforto das nossas casas, junto da família e com toda a nova tecnologia a auxiliar no apoio aos parentes mais distantes e mais suscetíveis à doença, nomeadamente os idosos.

Todavia, o tempo que obrigatoriamente cumprimos em casa não trouxe consigo apenas aspetos positivos. Muitas pessoas caíram na solidão, na depressão e até no tédio, assim como eu. Para tentar combater toda esta saudade da vida ativa, a população teve de ter criatividade. Algumas inovaram na culinária, não imagino quantas pessoas se descobriram boas/bons cozinheiras/os. Outra forma de ocupar o tempo foram as redes sociais. Com cantores impedidos de trabalhar, as live no youtube e instagram fizeram com que se sentissem mais próximos dos seus fãs e vice-versa, assim como humoristas e atores.

Por último, devo salientar que esta temporada marcante nos trouxe aprendizagens. Foi e continua a ser um período de adaptação para todos nós, uma altura em que cuidar da mente e do corpo se tornou necessário. Contudo, deito-me todas as noites a imaginar um amanhã mais alegre, com os sorrisos todos à vista.

 

 

 

Trabalho realizado por:

Inês Ribeiro, 12LHA

Outubro de 2020

 

Vídeo-chamadas com amigos

 

  

 

Família canina sempre ao dispor

 

 

 

 

Estudo em casa