Apreciação crítica sobre cartoon - Planeta de lixo

Trabalho produzido em Português, sob orientação da professora Fernanda Pereira

Fonte: www.radarsantamaria.com.br  (consultado em 10/10/2018)

 

 

Título da apreciação crítica: Planeta de Lixo

Autora: Rita Cruz Maurício (10º CTA)

Data: 02-11-2018

Classificação do cartoon: Cinco estrelas

 

O cartoon acima apresentado representa a poluição e a forma como esta nos afeta. A fonte do mesmo é a página Radar Santa Maria que foi consultada em 10-10-2018.

Esta imagem apresenta balões de fala e bastante cor. Observamos duas personagens no telhado de uma casa devido ao soterramento desta pelo lixo. A mulher, bastante assustada, pergunta ao marido se é necessário mudar e este, com um ar mais calmo, responde-lhe que precisam de mudar os seus hábitos (e não de casa), enquanto lê um jornal. Este jornal chama-se “Lei do Lixo”, submetendo-se ao tema geral do cartoon.

As cores, por sua vez, reforçam o contraste da poluição – com cores escuras e semelhantes – e da casa – com cores variadas e alegres.

Através do cartoon, o autor faz uma crítica à sociedade e à forma como esta vive. Os hábitos referidos pelo homem são a poluição do planeta por parte das pessoas e a despreocupação que todas apresentam acerca dessa atitude. Todo o lixo que produzimos é acumulado no ar, na terra, na água, ou seja, a poluição destrói o planeta Terra e, desta forma, destrói também a nossa qualidade da vida.

No meu ponto de vista, este cartoon tem um impacto grande sobre nós, seres humanos, e critica de forma adequada o tema em questão. Devíamos refletir mais sobre este assunto e tomar medidas para não ficarmos também soterrados pelo lixo que produzimos. A classificação dada tem em conta a atualidade do tema do cartoon e a importância do mesmo em alarmar as pessoas sobre uma possível situação futura se ninguém mudar os seus hábitos.