Neste mês de maio, o PNC divulga um conjunto de iniciativas visando incentivar a fruição cultural de cinema de património e de autor por parte das crianças e jovens. Com a partilha de recursos fílmicos no domínio público, dos primórdios da animação norte-americana e japonesa, divulgamos uma programação que poderá ser enquadrada na efeméride do Dia Mundial da Criança (1 de junho), e mais direcionada para o público infantil.

Destacamos a possibilidade de se visualizar a obra «Mãe, compra-nos uma televisão…» Bom Dia, Yazujiru Ozu. 

 

A sinopse de Bom Dia é a de uma história aparentemente simples. No Japão dos anos 50, numa vizinhança dada a mexericos, dois irmãos, Minoru e Isamu, são atraídos pela televisão de um jovem casal, a única do bairro, e, fascinados com o aparelho, pedem um ao pai, que recusa o pedido. Desiludidos com a conversa do pai e dos adultos em geral, os garotos decidem fazer greve de silêncio, instalando uma crise no seio da família. Após várias peripécias de alguns dias, os meninos descobrem que o pai se adaptou, comprou uma televisão, e tudo volta finalmente ao normal. O filme não se desenvolve apenas em torno dos dois irmãos, há toda uma série de personagens que habitam o mesmo bairro suburbano e que corporizam atitudes que Ozu aborda com um olhar crítico e sereno, reconstituindo uma espécie de cinema caseiro, no qual o peso principal recai sobre os problemas domésticos, o eterno conflito entre gerações e a ameaça do Ocidente ao Japão tradicional (embora a TV possa ser o veículo de transmissão da tradicional luta japonesa Sumo).

Numa iniciativa da Medeia Filmes, a «Quarentena Cinéfila com a Medeia Filmes», serão exibidos online vários filmes do cineasta japonês Yazujiru Ozu. O nosso destaque vai para a exibição de Bom Dia/Ohayô, de 1959, que estará disponível a partir das 12h de sábado, 23 de maio, até às 12h de terça-feira, 26 de maio de 2020. Recomendamos vivamente, aqui: http://medeiafilmes.com/filmes/emexibicao/

 

Consulte estas e outras notícias do PNC em:

https://www.dge.mec.pt/noticias/noticias-do-plano-nacional-de-cinema-maio-de-2020